Congresso das Rotas do Douro

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) foi convidada a apresentar o projecto do Parque Natural Regional do Vale do Tua, no Congresso Internacional das Rotas Turísticas do Douro: Azeite, Vinho e Cister, que ocorreu no dia 25 de Março de 2013 no auditório municipal de Mirandela.

O Director Executivo, Dr. José Silvano apresentou a ADRVT, a sua missão e objectivos e falou sobre alguns dos projectos mais emblemáticos que a ADRVT está a desenvolver na região, como é o caso do (i) projecto de mobilidade, (ii) o Núcleo de Memória do Vale do Tua e (iii) o projecto de valorização patrimonial.

O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), terá cerca de 25.000 hectares e o projecto-base para a construção, instalação e gestão foi submetido às entidades competentes em Dezembro de 2012, estando actualmente em avaliação. Este Parque, além de todas as valências ambientais que o caracterizam, contribui ainda para a constituição de um pólo agregador desta região, criando novas oportunidades para a promoção turística da mesma.

A área de delimitação do PNRVT está sujeita às mesmas condicionantes que estão definidas nos Planos Directores Municipais, não tendo por si qualquer condicionante adicional.

O PNRVT tem como receita anual 75% da verba que a EDP Produção transfere para o Fundo da Conservação da Natureza e Biodiversidade, que corresponde a 3% da produção líquida anual do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua. Nesse sentido, serão abertas candidaturas para que entidades privadas e públicas oriundas da região possam, no âmbito, dos eixos de investimento previstos para o PNRVT, conceber iniciativas capazes de criar valor para a região e que possibilitem o crescimento e desenvolvimento desta.