Parque Natural Regional do Vale do Tua classificado como área protegida

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) deu um novo impulso para o crescimento e expansão da economia local.

Foi no passado dia 24 de Setembro de 2013 publicado o Regulamento que determina a criação do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

Criado por deliberação das Assembleias Intermunicipais das Associações de Municípios da Terra Quente Transmontana e do Vale do Douro Norte, o Parque Natural Regional do Vale do Tua, designado por PNRVT, foi classificado como á
nos termos do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de Julho.

O projecto tinha sido concluído em finais de Dezembro de 2012 e submetido para avaliação ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (“ICNF”), ao que se seguiu um processo de Discussão Pública.

Este Parque surge de um acordo entre a ADRVT e o ICNF que garantiu que cerca de três quartos da dotação da EDP para o Fundo da Biodiversidade no âmbito do Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua seja canalizado para a região e investido em desenvolvimento regional.

O plano de investimentos prevê numa primeira fase, uma série de investimentos para um período de 12 anos, sendo expectável que ao fim de 3 anos, o Parque esteja a funcionar em pleno. Os investimentos centram-se em duas vertentes, conservação da natureza e promoção turística. Das doze acções prioritárias, destacam-se a criação de rotas temáticas, a certificação de produtos da região, através da criação de uma marca com vista a distinguir o potencial gastronómico, implementação de medidas para redução do risco de incêndio e a elaboração de guias sobre o Património Natural do PNRVT, onde se faça a divulgação dos principais valores naturais e se promova a sensibilização para a sua conservação.

Este investimento, será um grande contributo para o desenvolvimento socio-económico da região, criando assim, um enquadramento favorável para a captação de investimentos privados para exploração do potencial turístico da região em termos de turismo natureza e turismo de bem-estar.