Vila Flor

Localizado a sul no distrito de Bragança, no coração da Terra Quente Transmontana, o concelho de Vila Flor apresenta uma área de 272 quilómetros quadrados.

Denominava-se “Póvoa d’ Além Sabor”, sendo batizado de Vila Flor pelo rei D. Dinis, em 1286, aquando da sua passagem pela região. Em 1295 D. Dinis mandou erguer uma muralha em redor do burgo, com cinco portas, das quais hoje em dia existe apenas uma, o chamado Arco de D. Dinis.

Na Idade Média a ocupação ordenada do território foi florescente, com destaque para a implantação de famílias judaicas fugidas às perseguições europeias. A sua fixação conduziu ao desenvolvimento de diversas áreas, nomeadamente agricultura, comércio, indústria de curtumes e ourivesaria.

Em 1512, D. Manuel I atribui novo foral a Vila Flor, mas a sua política anti-judaica leva à expulsão dos judeus do concelho, restando, hoje em dia, vestígios dessa permanência no território, de que são exemplo ruínas de habitações e pedras da calçada de algumas ruas da vila.

O concelho de Vila Flor caracteriza-se por uma atividade agrícola fértil, devida em grande parte ao Vale da Vilariça, onde se produzem produtos de excelente qualidade.

A par da agricultura, estão sedeadas na região importantes empresas, como a Águas Frize e a Sousacamp.

Para além da riqueza histórica, de património, tradições, agrícola, Vila Flor é também um destino turístico de excelência, com diversos equipamentos à disposição do visitante.

Website Câmara Municipal: www.cm-vilaflor.pt

(Texto escrito de acordo com novo acordo ortográfico)